Um satélite na mão e blablabla cabeça

De nasa a Gaza ou De Debord a MTV ou onde você estava em 77:

BREVE CRONOLOGIA

1977

“¢ Com a intenção de fazer a conexão entre artistas através de meios eletrônicos,Willoughby Sharp, Liza Bear e Keith Sonnier criaram em Nova York, o Send/Receive Satellite Network . O “nó” da rede de artistas em São Francisco foi coordenado por Sharon Grace e Carl Loeffler. Nesse mesmo ano eles produziram 15 horas de transmissão entre as duas cidades . O primeiro trabalho do Send/Receive Satellite Network: í«Two-Way Demoí» ligou artistas de Nova York e São Francisco, durante três horas, em 11 setembro de 1977. Foi a primeira comunicação bidirecional por satélite entre artistas. As imagens foram transmitidas por redes de televisão de São Francisco e de Nova York. Segundo W. Sharp , transmissões como Two-Way Demo eram eventos muito complexos, muito caros e faltavam pessoas especializadas para coordenar os intercâmbios.
“¢ Também em 1977, Douglas Davis em colaboração com Nam June Paik e Joseph Beuys, realiza na inauguração da Documenta 6, em Kassel na Alemanha, um programa de televisão em direto que foi transmitido via satélite para mais de trinta paí­ses. No final, o autor convidava os espectadores a passar através da tela para se juntar aos outros participantes .
“¢ Igualmente em 1977, Kit Galloway e Sherry Rabinowitz apresentaram pela primeira vez uma imagem composta interativamente por satélite: uma performance entre dançarinos das duas Costas dos Estados Unidos (Maryland e California), onde graças a uma mixagem de imagens puderam dançar “juntos”, em direto. O projeto Satellite Arts Projets foi feito em colaboração com a agência espacial americana N.A.S.A.

Enquanto isso numa republiqueta da América do sul, articulando a tentativa de levar geisel para um porrete de scotch com Tarcí­sio Meira chapado de diamba:

A IDADE DA TERRA: SINOPSE

No princí­pio era o Verbo / versão Bí­blica da Origem do Mundo / Gênesis / montagem verso materialista / precipitação de imagens contraditórias, Cosmos, Planetarium, Terra, tí­tulos
fusão ——- ARTE TER AR ARTER

John Brahms, o Presidente dos Estados Unidos, e sua mulher Margarida Madalena: Futuro/crise total do imperialismo: Brahms tenta preservar seu Poder e para isto tentará todos os tipos de aliança. A um dado momento rompe com seu Partido e assume posição revolucionária. Margarida Madalena não o apóia, o trai, conspirando contra ele, aliada a Generais e Polí­ticos.

Um golpe de Estado liderado pelo General Philiph Brooks, amante de Margarida Madalena, depõe Brahms que resiste mas é assassinado no Palácio.

Uma junta toma o poder. O General Douglas Taylor Fernandes, o mais jovem, nomeia o Senador Ricardo Viacharelli Primeiro Ministro e o General Philiph Brooks Comandante Geral das Tropas de Intervenção Africana, sediada em Ogalagadan, paí­s de origem de Margarida Madalena.

Em Ogalaganda camponeses e proletários estão divididos por questões tribalistas: religião, cultura, etc. impedem uma unidade. Representantes da China, URSS e outros paí­ses socialistas e capitalistas disputam os movimentos de massa em Ogalagadan. Surge um lí­der camponês, profético, espécie de reencarnação de Cristo, que contesta as velhas leis e anuncia Novas Visões do Futuro. Em torno dele organizam-se grupos que ameaçam a estabilidade do paí­s sob intervenção militar do general Brooks. As insurreições lideradas tanto por Cristo quanto por outros lí­deres despertam a simpatia de Madalena que consegue adesão de Brooks, submetido í s orgias que o paralisam. O General Douglas chama Brooks a Washington. Douglas necessita de intervenção urgente na República Latino-Americana de Santa Cruz, em rebelião. Brooks executa a operação e coloca um Governo controlado por Washington. O Senador Ricardo Viacharelli vem denunciado por Brooks como implicado na insurreição de Santa Cruz. Viacharelli se suicida. Devido a rebeliões na Europa, Douglas obriga Brooks a se casar com sua irmã, Elizabeth, e o nomeia Comandante da Nato.

Em Ogalaganda um grupo de militares comandados pelo Coronel Rassam Mahjoux depõe Madalena, toma o poder e reprime os adeptos de Cristo, que se refugia nas montanhas com colunas guerrilheiras. O Coronel Rassam tem petróleo em Ogalaganda, é contra os Estados Unidos e a União Soviética. Mas é um fascista religioso. Tomando conhecimento do golpe, o General Brooks levanta vôo na mesma noite em direção a Ogalaganda, e lá chegando bombardeia o Palácio de Rassam e lança pára-quedistas pra salvar Madalena. Explode a Guerra Civil.

Rassam pede ajuda aos EUA. Douglas envia mariners. Brooks, Madalena encontram Cristo nas montanhas. A Guerra continua. Com o tempo os americanos são derrotados. Brooks e Madalena tomam o poder, Cristo é o Comandante dos Exércitos.

No Poder Madalena, Cristo e Brooks. Um Partido pede a organização burocaryoca, o outro a liberdade anárquica. Conflito. Contradições do processo no desenvolvimento de uma nova sociedade em Ogalaganda sob constante ameaça dos EUA.

Brooks dá a Cristo a missão de assassinar Douglas no Banquete Oriental com Farawaya e Pomenarov, na ONU.

A travessia de Cristo até a cidade grande, a prisão, a morte, a ressurreição. Ainda viverá por muito tempo o demônio. Velho, em Ogalaganda, Cristo dá suas lições aos emissários que partem, enquanto Brooks e Madalena anunciam novos tempos.

——

Estados Unidos / São Paulo
Ogalaganda / Amazonas
Santa Cruz – Rio de Janeiro
Nato / Rio Grande do Sul
Via Cristika / Bahia / Minas..

Personagens:
Brahms
Douglas
Brooks
Madalena
Ricardo
Cristo
Farawaya
Pomenorov
Maria
Marta
Maria II
Madalena
12 apóstolos / Guerrilheiros / Poteas / Cientistas / Mágicos / Afrodite / Diana / Ateneia / Ariane / Punalua / Jenny / José
Coronel Rassam Nahlou
Zumbi Lao / o lí­der negro
O Papa
A imperatriz…

(Obs.: As partes em azul foram escritas í  mão por cima ou ao lado do material datilografado)

sinopse original de IDADE DA TERRA – filmado de 77 a 80 por Glauber Rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.