Segundo a lenda da fundação da cidade de Curitiba, foi Tindiqüera , cacique da tribo Tingüi, quem indicou aos colonizadores o local onde deveria ser instalada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
“Aqui, Kurââ?¬â?¢ ytââ?¬â?¢ yba!” (Aqui, muito pinhão), teria gritado o cacique, assentando forte a sua lança, onde hoje é a Praça Tiradentes.
HISTÂRIA
Como quase todas as cidades brasileiras, Curitiba teve como primeiros habitantes os índios das nações Tupi, Guarani e Jê, que tiveram suas culturas transfiguradas com a chegada dos garimpeiros por volta de 1649, em busca de ouro e riquezas da região.
Surgiram os primeiros arraiais e conta a lenda que uma capela foi erguida no lugar indicado por Nossa Senhora da Luz. Assim, nascia em 29 de março de 1693 a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Nesta época que o cacique Tindiquera da tribo Tingui pronunciou pela primeira vez o nome da cidade de Curitiba – “Coré-Tuba”, que significa muito pinhão.
Curitiba, foi tropeira nos anos 1700, quando os condutores de gados implantaram hábitos, abriram caminhos, criaram e estimularam o comércio.
Em 1842 a vila ascendeu í categoria de cidade, com o nome definitivo de Curitiba, e em 1854 passou a ser a capital do Estado do Paraná.
Fontes: http://www.bonde.com.br/urbenauta e http://www.curitibasites.com/historia.shtml
A primeira vila no planalto de curitiba comeÃ?§ou lÃ?¡ no Atuba, bem prÃ?³ximo Ã? Copel, onde havia um pouco de ouro. O povoado Ã?© aproximadamente 50 anos anterior ao atual “Marco Zero”.
Mateus Leme, no final da vida, andava demente e sifilÃ?Âtico e mal conseguia apartar os puxa-facas que tomavam lugar durante a missa, dentro da prÃ?³pria igreja.