COZINHANDO PUROS DADOS – Ciclo de Rituais Multimídia baseados no estudo de caso da Revista Eletrônica Hackeando Catatau

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FORMULíRIO INSCRIÇÃO DO EDITAL N.ú 017/2007
SELEÇÃO DE PROJETOS NA íREA DE PATRIMÃ?â?NIO CULTURAL
“IDENTIFICAÇÃO E REGISTRO DO PATRIMÃ?â?NIO IMATERIAL”

Apresentação e Justificativa

Em meados da década de 2000, em Curitiba, verifica-se a presença de algumas iniciativas de artistas que através de ações colaborativas viabilizaram projetos de ocupação e reelaboração de espaços voltados í  pesquisa, ao relacionamento, í  criação e difusão de ações processuais abertas e participativas. Inserida neste cenário está a Orquestra Organismo, um grupo de artistas interdisciplinares que dentre seus variados fluxos empenham-se em refletir os impactos do desenvolvimento tecnológico sobre a sociedade, vivenciando a cultura digital, seja ao atuar pelos seus meios – como a Internet – ou na investigação dos seus recursos – como os hardwares e softwares livres.

A fim de potencializar idéias e canalizar convergências entre seus colaboradores, a Orquestra Organismo cria em 28 de abril de 2005 a revista eletrônica Hackeando Catatau (http://www.organismo.ar.br/blog ), que de modo dinâmico e espontâneo se torna uma importante forma de experimentação em editoração, comunicação e webart, promovendo o envolvimento de artistas e usuários multiplicadores no uso de ferramentas livres, gerando ao longo do tempo uma vasta e importante documentação digital.

Diferente de outras revistas eletrônicas, Hackeando Catatau organiza-se de modo descentralizado. Sem abrir espaço í  censura, aceita a contribuição de novos colaboradores. Até o final de abril de 2007 contava com mais de 100 nomes registrados e cerca de 1100 postagens publicadas. Esse fluxo autônomo faz com que a revista, além de ser uma relevante fonte de documentação, seja também uma referência ao público sobre a mobilização do cenário artí­stico-tecnológico de Curitiba. Artistas, compositores, poetas, historiadores, técnicos, enfim, todos os “conectados” nesta rede identificam em Hackeando Catatau uma poderosa ferramenta na exploração de novas poéticas que vertem no campo digital.

O presente projeto, Cozinhando Puros Dados – Ciclo de Rituais Multimí­dia baseados no estudo de caso da Revista Eletrônica Hackeando Catatau, consiste primeiramente na organização e contextualização do material produzido em Hackeando Catatau, em paralelo, visa gerar uma série de Rituais Multimí­dia, a serem compartilhados simultaneamente por uma rede local de artistas conectados em diversos circuitos, gerando uma reflexão sobre a era da “informação total”, ofertando ao público ambientes e situações de trocas de conhecimentos.

Todos esses Rituais Multimí­dia baseados dos conteúdos de Hackeando Catatau serão devidamente registrados e divulgados via Internet, um patrimônio cultural – conceitual e técnico – gerado por um grupo formado na cidade de Curitiba, também atores dos circuitos que pensam os novos meios, a multimí­dia e rede mundial de computadores.

O projeto propõe em seu escopo a elaboração de 6 (seis) Rituais Multimí­dia, sendo realizados um a cada mês, com iní­cio previsto em julho e término em dezembro de 2007. Cada Ritual consiste em recombinar alguns temas presentes na Hackeando Catatau, compreendidos, grosso modo, como eventos que envolverão diversas linguagens artí­sticas, como música, declamação de textos e poemas, exposição de imagens, performances, dramaturgia, debates, entrevistas, entre diversas outras possibilidades de trocas de conhecimentos.

Tudo isso sendo transmitido ao vivo de modo audiovisual pela Internet. Este processo será documentado em ví­deo gerando novos registros documentais a serem publicados na própria revista. Além disso, todo o processo técnico que envolve o uso de ferramentas tecnológicas audiovisuais, algumas delas frutos de artesanato da própria Orquestra Organismo, será documentado no sí­tio Estúdio Livre (http://www.estudiolivre.org), portal brasileiro sobre ferramentas de código aberto e software livres, que curiosamente também surgiu em Curitiba.

Cozinhando Puros Dados deve gerar de maneira lúdica uma celebração em redes virtuais combinadas as presenças fí­sicas dos encontros ritualí­sticos, a alimentação de discussões conceituais e possibilidades de extensão e intercâmbio cultural – amparando ainda como contrapartida a construção de know-how dos chamados Softwares Livres – sistemas cada vez mais populares e admirados por serem softwares de código aberto, desenvolvidos de maneira colaborativa por diversas comunidades através da Internet e em academias espalhadas no mundo todo. Estes softwares têm sido amplamente utilizados pela rede pública por trazerem maior perspectiva de soberania da informação e conhecimento compartilhado, além da melhor realocação dos recursos públicos (anteriormente destinados a licenças de softwares propretários).

As formas de atuação dos artistas comprometidos neste projeto, as situações por eles inventadas e métodos praticados fornecem material para detectar relações e peculiaridades com outros grupos e comunidades. Essas iniciativas indicam uma vontade de dialogar com o mundo por questões próprias da contermponeidade. Para isso, desempenham esforços na construção de um ambiente em constante remodelação, um circuito próprio e interdependente, onde é possí­vel agir com maior autonomia e liberdade.

O objeto deste trabalho, em suma, almeja:

* Pesquisa de técnicas artí­sticas aplicadas í  tecnologias computacionais;

* Contextualização do repertório da revista eletrônica Hackeando Catatau;

* Elaboração de 6 (seis) Rituais Multimí­dia mensais – de julho a dezembro de 2007;

* Fomentar ambientes e situações de trocas entre circuitos de arte e ativismo através do novos meios de comunicação (Internet) e cenários culturais locais;

* Documentação do processo técnico-conceitual através de textos e arquivos audiovisuais disponibilizados nos sí­tios da Orquestra Organismo, na revista eletrônica Hackeando Catatau e no Estúdio Livre (portal da comunidade de artistas e ativistas das ferramentas de software livre).

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Contrapartida Social

Organizar eventos ritualí­sticos multimí­dia abertos ao público localmente ou na internet, gratuitos, que dialogam com conceitos e poéticas pesquisadas dentro do vasto conteúdo publicado nos últimos 2 anos na revista eletrônica Hackeando Catatau. Tais performances utilizarão técnicas computacionais totalmente baseadas em Software Livre. Disto, pretende-se ainda deixar todo um rastro de registro técnico do uso destas ferramentas para comunidade usuária destes softwares, publicando os processos no portal especializado no assunto: o Estúdio Livre (http://www.estudiolivre.org ).

Além desta excelente contrapartida para a comunidade em geral, este processo prima por um intercâmbio cultural com outros circuitos; divulgando e legitimando o conteúdo extremamente aprofundado por diversos artistas curitibanos na já citada revista, que é uma das referências em algumas comunidades de ativistas de arte digital colaborativa.

Este é um processo que coloca uma perspectiva de construção de um saber e de um movimento artí­stico coletivo, moldado de maneira fluida através dos anos por vários artistas curitibanos com interação de muitos outros colaboradores de outros sí­tios, em troca direta com as possibilidades de interação remota propiciada pelos aparatos tecnológicos de rede.

Estes rituais performáticos serão construí­dos em um processo artí­stico e didático utilizando uma idéia que foi concebida como uma metáfora da “cozinha de dados”. Vive-se em uma época de abundância de informação, por outro lado esta aparece como puro conteúdo em estado “bruto”. Um descompasso, onde não há tempo, ou costume, para digerir tais informações.

A metafóra da “cozinha de dados” nos serve como uma poética de recombinação cultural, que será potencializada por interação remota dos artistas curitibanos com outros circuitos nacionais e internacionais, potencializados por redes de artistas e ativistas que atuam em circuitos interdependentes, como Upgrade Internacional, Estúdio Livre, Descentro e Surface Tension, entre outros.

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Metodologia:

O projeto estabelece como metodologia:

* Adoção de estratégias de ação coletiva, primando aspecto colaborativo e não hierárquico de gestão e agenciamento; entendendo assim que todos os envolvidos (Coordenador de projeto e pesquisadores) desempenham as funções que forem necessárias para a completa execução do projeto Cozinhando Puros Dados;

* Reflexão sobre os recursos tecnológicos, sobretudo no pensamento sobre a utilização e difusão de ferramentas tecnológicas voltadas ao conhecimento aberto, criativo, contextualizado e de constante recombinação simbólica;

* Comunicação multidirecional, veloz e ampliada por ferramentas digitais;

* Ã?Å nfase em processos abertos, documentados e visí­veis publicamente, contudo sem a espetacularização gratuita das ações;

* Construção de métodos centrados no processo de pesquisa e experimentação;

* Valorização e respeito aos processos subjetivos;

* Olhar voltado í  autonomia, diversidade e liberdade;

Cronograma:

ano: 2007

* Julho – iní­cio do desenvolvimento das pesquisas de contextualização, pré-produção e realização do 1ú Ritual Multimí­dia – em local ainda a ser definido – organização de documentação e criação de relatório.

* Agosto – Continuidade do desenvolvimento das pesquisas de contextualização, pré-produção e realização do 2ú Ritual Multimí­dia – em local ainda a ser definido – organização de documentação e criação de relatório.

* Setembro – Continuidade do desenvolvimento das pesquisas de contextualização, pré-produção e realização do 3ú Ritual Multimí­dia – em local ainda a ser definido – organização de documentação e criação de relatório.

* Outubro – Continuidade do desenvolvimento das pesquisas de contextualização, pré-produção e realização do 4ú Ritual Multimí­dia – em local ainda a ser definido – organização de documentação e criação de relatório.

* Novembro – Continuidade do desenvolvimento das pesquisas de contextualização, pré-produção e realização do 5ú Ritual Multimí­dia – em local ainda a ser definido – organização de documentação e criação de relatório.

* Dezembro – Continuidade do desenvolvimento das pesquisas de contextualização, pré-produção e realização do 6ú Ritual Multimí­dia – em local ainda a ser definido – organização de documentação e criação de relatório.

ano: 2008

* janeiro e fevereiro – Finalização, organização, catalogação e publicação da documentação gerada em sí­tios já especificados e criação de relatório.

* fevereiro – Prestação de contas diante da Fundação Cultural de Curitiba, e criação de relatório final.

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Portfólio da Orquestra Organismo:

Orquestra Organismo é um fluxo artí­stico interdisciplinar agenciador de ações colaborativas e diretas. Em seu processo de elaboração poética empenha-se em gerar ciclos de criação autônomos que em diversos momentos se complemtentam.

Em meio í s ações que idealiza e participa, tem constantemente refletido sobre questões relacionadas a ritualização e formação de circuitos. Se dispõe a proporcionar encontros relacionais não-hierárquicos com diversos organismos coletivos, instituições e artistas, repensando também o conceito de público e as formas de colaboratividade, bem como as metodologias empregadas para cada circunstância.

Como complemento, dedica-se í  recombinação e abertura de códigos de conhecimento. Desde 2005, vem desenvolvendo pesquisas baseadas em ferramentas de software e hardware livres cujo processo criativo é voltado í  sustentabilidade de uma percepção cultural compatí­vel com a humanização da tecnologia.

Poetizando a utilização de métodos computacionais e da engenharia dos instrumentos, busca possibilitar um aprendizado mais lúdico das ferramentas cientí­ficas e desconstruir o mitificado processo industrial mercadológico.

Seus encontros são marcados por ressonâncias e discussões contí­nuas, onde poéticas abertas e processuais reatualizam as próprias práticas de invenção, despertando resistentes faí­scas de lucidez em meio aos recalques do cotidiano mediado por simulacros espetaculares.

Algumas ações idealizadas ou colaboradas pela Orquestra Organismo:

I. Desafiatlux – ocupou o 2í° andar do prédio do SESC da Esquina, região central de Curitiba – de 15 de agosto a 30 de setembro de 2005 – a iniciativa do grupo de artistas Orquestra Organismo propunha o agenciamento de trocas entre diversos artistas e coletivos.

II. Leminski: A Justa Razão Aqui Delira – ação teatral única realizada no Mini Auditório do Teatro Guaí­ra em 22 de setembro de 2005, de concepção da atriz Claudete Pereira Jorge e direção de Octávio Camargo.

III. Hackeando Catatau e ListaLeminski – ações de elaboração de método, comunicação, editoração e documentação em revista eletrônica e lista de discussão.

IV . Polavra – encontros poético-literários, de concepção de Sávio Nienkí¶tter e Nils Skare.

V. Andante Allegro – ações de caminhadas feitas em grupo pela cidade de Curitiba e região metropolitana, inicialmente propostas por João Debs.

VI. Costurando Pontos – iniciativa de ocupação e intervenção do histórico casarão da UPE em Curitiba, ocorrida entre do dias 12 a 15 de Outubro de 2005. Ação de articulação de redes, troca e experimentação artí­stico-tecnológica entre diversos grupos locais e nacionais.

VII. Cozinhando Com Puros Dados – realizado na Galeria Ybakatu com ações elaboradas pelo intercâmbio de integrantes dos coletivos Orquestra Organismo e Surface Tension: Glerm Soares, Octávio Camargo, Brandon LaBelle e Ken Ehrlich – de 14 de janeiro a 18 de fevereiro de 2006.

VIII. ConSerto – Ambiente de pesquisa em processos artí­stico-tecnológicos ocorrida no auditório do SEAE – Secretaria de Assuntos Estratégicos do Paraná, entre os dias 12 de março a 01 de abril de 2007.

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